Mais uma vez acompanhei pela TV um jogo do Palmeiras pelo Paulistão. Dessa vez, o jogo foi contra o Oeste, em Itápolis. Jogo difícil, truncado, e tudo levava a um 0 a 0 bem mequetrefe, até que aos 41 minutos do segundo tempo, o novo "garçom" Luan cruzou na medida para o jovem Patrick fazer o gol da vitória alvi-verde.
O Palmeiras encontrou muitas dificuldades ofensivas contra o Oeste. E teve muito trabalho na marcação. Não assisti a todo o primeiro tempo, e quando acompanhei os melhores momentos, vi que o Oeste criou bem mais chances que o Verdão. O segundo tempo foi equilibrado, mas o Oeste batia demais, descia o sarrafo em cima do sempre valente (mas ontem não muito inspirado) Kléber. O Palmeiras mandou uma bola na trave com Danilo e chegou perto do gol em uma chance com Luan, mas somente no final do jogo brilhou a estrela do jovem Patrick, que aproveitou um cruzamento na medida de Luan. Vitória magra, mas muito importante.
Afinal, se voltarmos há exatamente uma semana atrás, o Palmeiras estreava no campeonato empatando em casa contra o pequeno Botafogo de Ribeirão Preto. O time saiu vaiado do Pacaembu, e no final da rodada o Verdão era o único grande que havia tropeçado.
Dinâmico e peculiar esporte que se chama futebol. Uma semana depois, o Palmeiras é o terceiro colocado, e é o segundo melhor dos grandes na tabela. O que não garante que o time é excelente, mas que melhorou muito do primeiro para o terceiro jogo: a equipe está melhor defensivamente, o meio de campo está mais fechado e há pelo menos um bom lateral no time, Cicinho. Tenho certeza que com a volta de Valdívia e Gabriel Silva, mais a estréia de Adriano Michael Jackson e dos demais reforços, e de outros que a diretoria afirma que virão, o Palmeiras ficará mais forte, e correrá por fora nos campeonatos que disputar para conquistar títulos. Afinal, o entrosamento vai acontecendo naturalmente, e quanto antes vier, melhor.
Curtas:
1- Presente de grego para Rogério Ceni: ao fazer 38 anos, o time perde em casa para a fraca Ponte Preta, 0 a 1. E Rogério falhou no gol. Mas isso não apaga em nada a importância desse excelente e lendário goleiro do futebol nacional.
2- Tropeço indigesto do Corinthians contra o Noroeste, no Pacaembu lotado. O 1 a 1 não estava nos planos, bem antes do jogo dessa semana contra o Tolima pela Libertadores. Roberto Carlos falhou no gol do Norusca. Sinal amarelo no Parque São Jorge, embora acho que o Corinthians goleia o fraco time colombiano.
3- O Santos continua irresistível. E Elano muito bem. Pinta o favorito para ser bicampeão.
4- O São Paulo aposta em Rivaldo. É um belo nome, mas muito arriscado. Sua idade é avançada (38 anos) e o veterano meia há muito não empolga com seu futebol, mesmo antes de ir ao Uzbequistão: foi mal no Milan e no Cruzeiro. Como é o São Paulo que trouxe o jogador, há uma certa esperança de vê-lo desencantar e mostrar algo de útil ao time. Duvido que o otimismo seria o mesmo caso ele viesse para o Palmeiras de hoje ...
5- O Vasco vai mal no carioca, perdeu os dois primeiros jogos do campeonato. O time ainda tem desfalques, mas a imprensa já massacra o time de São Januário. Claro que os resultados são decepcionantes, mas nada como o tempo para firmar tal julgamento. Quem não se lembra do Botafogo do ano passado, que chegou a levar um humilhante 6 a 0 do Vasco para depois se sagrar campeão carioca?
6- Jonas foi vendido pelo Grêmio ao Valencia, da Espanha. Que hora pra perder um jogador do quilate do Jonas, hein? Perto de começar a Libertadores ... mas o Grêmio já mira Loco Abreu, desgastado no Botafogo após declarações infelizes e desnecessárias. Aliás, como tem jogador que adora uma polêmica, hein ... se não concorda com esquema tático, lava a roupa suja dentro do vestiário ... pra quê soltar na imprensa? Que coisa ...