quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Alegria de uns, tristeza de outros ...

Meus amigos sabem que sou palmeirense. Mas amo mesmo futebol. Não importa o jogo, os times, a data ... certamente estarei acompanhando o jogo, pois eu admiro muito esse esporte.

Ontem foi um daqueles dias para o fanático por futebol delirar com tantos jogos importantes. Às 19:00, Ponte Preta x Santos. Às 22:00, estréia de Ronaldinho Gaúcho no Flamengo. Mirassol x Palmeiras, pelo Paulistão. E Tolima x Corinthians, decidindo a vaga para a Libertadores.

Acompanhei o jogo do Verdão, mas sempre com o controle na mão ligado no jogo do Corinthians. Tirando o fanatismo de lado, ainda ontem acreditava que o Corinthians ganharia do Tolima. Pensei que o time colombiano sentiria a pressão mesmo em casa, e que dessa vez o alvinegro acertaria.

Ledo engano. Foi um primeiro tempo sofrível do Corinthians. As ausências de Roberto Carlos e Bruno César foram muito sentidas pelo time, e aí sim é possível culpar Tite de alguma coisa. Hoje, li no site Terra que Roberto Carlos tinha condições de jogo, embora não estava 100%. Cacete, mas se é até então o jogo mais importante do ano, porque não colocar o cara pra jogar? Dane-se o risco de lesão, preferível ter força máxima. E porque tirar o Bruno César? Como se fosse o único que não estivesse jogando bem. É por essas e outras que Tite ficará sempre rotulado como um treinador mediano. Avança e retrocede na carreira na mesma proporção.

Mas evidentemente Tite não é o único culpado. Leandro Castan, por exemplo, não é o substituto ideal de Willian. E Chicão há tempos não mostra o mesmo nível de anos anteriores. Será que está querendo ir embora? E o que dizer dos velozes Jorge Henrique e Dentinho? Também não estão rendendo o esperado. Agora, estão tentando crucificar o Ronaldo também. Muita calma ... Ronaldo já não é o mesmo faz tempo, mas é aquele jogador fenomenal que em apenas uma jogada num jogo todo pode decidir a partida, é importante tê-lo em campo.

E tem uma outra coisa, a principal, que o brasileiro em geral sempre teima em não fazer nas derrotas: exaltar o adversário vitorioso. O Tolima foi melhor que o Corinthians, e ponto final. Teve mais cabeça para jogar um mata-mata. O time tem um ótimo toque de bola, e certamente estudou o Corinthians desde o ano passado, e jogou nos erros do time no jogo de ontem. Vide a quantidade enorme de jogadas em que o time colombiano aproveitava as linhas burras da defesa do alvinegro.

Esses dias serão difíceis para o Corinthians. A torcida certamente está revoltada, a diretoria deve estar insatisfeitíssima com essa eliminação, os jogadores e comissão técnica, muito abalados. Mas domingo tem clássico contra o Palmeiras. Uma vitória, ameniza a situação, cicatriza um pouco a ferida. Já a derrota, se vier, causará a pane definitiva.

Líder Alviverde ... quem diria ...

E o Verdão venceu a quinta partida seguida. 1 a 0 no Mirassol, que está ainda bem colocado na tabela. Novamente, Patrick entrou e decidiu. O menino está ganhando confiança, e a continuar desse jeito, logo ganhará a chance como titular. O Palmeiras jogou melhor, começou arrasador no começo do jogo, mas perdeu muitos gols, especialmente com Dinei. O Mirassol equilibrou o jogo na metade final do primeiro tempo, e o segundo tempo caiu muito de ritmo. Mas no final do jogo, o Verdão garantiu mais uma vitória, e com o empate do Santos contra a Ponte Preta em Campinas (2 a 2), assumiu a ponta do campeonato. Que bela gordura, hein, Felipão.

Ah, e para os que ainda desmerecem o que o Palmeiras vem conseguindo, basta lembrar que o time jogou desfalcado de Marcos, Danilo, Gabriel Silva, Marcos Assunção, Valdívia, Lincoln e Kléber. Pelo menos 5 desses devem ser titulares. Ou seja, mesmo sem meio time, o Palmeiras segue firme no campeonato, jogando de forma competitiva, sem dar show, mas chegando aos resultados. Agora, no domingo, enfrentará o maior rival, o Corinthians. Mesmo abalado pela eliminação na Libertadores, sempre deve ser respeitado. Será o primeiro grande teste para o Palmeiras. Pelo atual momento, mesmo com um time pior tecnicamente, o Palmeiras entra com um ligeiro favoritismo. Mas clássico é clássico, e ...

Ronaldinho no Fla

Que legal ver Ronaldinho voltando a jogar no Brasil, com alegria e vontade. Ainda sem muito ritmo, mas com a habilidade de sempre. E o Flamengo carimbou a vaga para as semifinais da Taça Guanabara. Vitória sofrida, 1 a 0 contra o valente Nova Iguaçu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário