Clássico é clássico, e vice-e-versa.
Essa frase tão manjada por torcedores brasileiros parece ser sempre útil para explicar tais jogos.
Brasil e Argentina, no final de semana pelo Sulamericano Sub-20, é um exemplo. Apesar de ter um time muito melhor, o Brasil perdeu por 2 a 1. Claro, alguns espertinhos vão justificar que o Brasil jogou com um a menos desde o primeiro tempo. Aí, eu simplesmente pergunto: O QUE A ARGENTINA TEM A VER COM ISSO? Qual a culpa dos hermanos se o zagueiro Juan perdeu o equilíbrio emocional e disparou uma cotovelada no atacante argentino? Realmente, o Brasil tem um time melhor que a Argentina, mas dentro de campo muitos fatores contribuem para um favorito perder um jogo.
E isso aconteceu ontem no Pacaembu. O Palmeiras vivia uma fase muito melhor e tranquila do que o Corinthians, enfrentando o rival despedaçado após eliminação na pré-Libertadores, pedradas no ônibus do time na concentração, ameaças por vândalos, etc. O Timão veio desfalcado de Ronaldo, Roberto Carlos e Dentinho, e tudo levava a crer que o Verdão venceria, e poderia inclusive golear.
Dentro de campo, o Palmeiras jogou melhor, dominou a partida. Mas tinha dois grandes defeitos: sua zaga era formada por jogadores lentos (Maurício Ramos e Thiago Heleno), e o ataque não contava com um matador (não dá pra considerar o Dinei um bom centroavante, né?), sem contar a falta de pontaria de Kléber, guerreiro como sempre, mas novamente com o pé murcho nas finalizações. Conclusão: o time criou as chances, mas perdeu um caminhão de gols (claro que o goleiro Julio César também teve méritos, mas boa parte das conclusões foram em cima do arqueiro), e num ataque bem armado pelo rival, tomou o gol no fim do jogo.
Não assisti o jogo, mas lá foi o São Paulo de Rivaldo jogar contra o mediano Botafogo de Ribeirão Preto. Não vi o jogo, e nem os gols, mas o favorito Tricolor, com dois pentacampeões mundiais em campo, perdeu o jogo por 2 a 1, e também a chance de se aproximar da liderança.
Que o Santos no sábado, mesmo jogando no Pacaembú, também deixou de assumir, ao empatar com o fraco Santo André por 1 a 1.
Futebol é mesmo assim: imprevisível, emocionante e fascinante.
Recado ao Palmeiras e a Felipão:
Não pode abaixar a cabeça, Verdão. O time ainda é líder do campeonato, e perder um clássico é compreensível, está dentro da tolerância (ou gordura) que o time conquistou nessas últimas 5 rodadas antes do jogo contra o Corinthians. Claro que a circunstância do jogo, pelas chances criadas, era para pelo menos empatar. Mas paciência, a ordem é não se desesperar.
Felipão: nitidamente, você precisa modificar o time-base que vem atuando recentemente. Lá vão os meus pitacos:
-
Defesa: Maurício Ramos foi bem, e é um bom zagueiro, mas lento, precisa de um jogador mais rápido e habilidoso ao seu lado. Promova IMEDIATAMENTE o retorno de Danilo ao time. E Thiago Heleno, em poucas partidas, já provou que é lento e sem nenhuma habilidade. Não pode ser titular do Palmeiras. Como Danilo vai embora no final do ano, já peça à diretoria para contratar mais um zagueiro para o time.
-
Meio-Campo: o time está fraco na marcação. Marcos Assunção é essencial, mas é lento e não marca muito bem. Tinga é rápido e habilidoso, sabe marcar, mas não é sua especialidade. E Márcio Araújo ... bem, não sei o que o senhor e outros técnicos vêem nesse jogador: não faz gols, não marca, não arma, é afobado e limitado. Saque-o do time, e reforce esse meio como o João Vítor, que é rápido e bom na marcação, e chuta muito bem de fora da área. Rivaldo também é ótima opção, pois é bom na marcação. Mas entendo que não o coloque, pois sem Gabriel Silva, Rivaldo vem quebrando o galho na lateral-esquerda (taí outra posição carente de um reforço). Quando Chico poder estrear e Pierre se recuperar de contusão, aí sim o time ficará reforçado no meio. E para a armação, Lincoln está de volta. ALELUIA! Só falta Valdívia mesmo!
-
Ataque: Dinei, comprovadamente após esses jogos no Paulistão, NÃO DÁ. Não pode ser o centroavante do Palmeiras. Tem que colocar o Patrick, ou o Adriano. Claro que o ideal é um centroavante de ofício, mas entendo que está difícil de encontrar um no mercado. Mas por favor, TIRA ESSE CARA !!!