quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Isso vai para o segundo-turno em Brasília ...

Esposa de Joaquim Roriz ... uma múmia ... prepare-se para rir, ou chorar ...

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Saldo das eleições

1- O segundo turno para presidente será muito útil, para aprofundar as idéias e propostas, e colocar frente a frente os candidatos Dilma e Serra.

2- Marina Silva foi a "campeã moral". Com cerca de 19% das intenções de voto, consolidou-se como uma nova e forte força política. O seu partido, PV, também se tornou uma alternativa frente à dupla PT-PSDB. E será o fiel da balança no segundo turno. Se eu fosse Marina, ficaria neutra, mantendo a coerência com seu programa de governo e com os seus ideais, e não se vender como partidos prostitutos como PMDB.

3- Os tucanos dominam em SP. Alckmin venceu no primeiro turno por muito pouco. Gostaria também de um segundo turno, pois Alckmin fugiu do confronto direto com Mercadante, que teve um bom percentual de votos. Sem dúvida o "Magnum" do PT é uma das figuras ainda bem avaliadas no mar de lodo do partido. E o PSDB fará 20 anos no governo paulista. Muita coisa, hein ..

4- Para o senado, grande surpresa. Aloysio Nunes atropelou Marta e Netinho e ficou em primeiro. Marta também foi, por pouco. E Netinho pode voltar ao meio artístico (também ruim). Achei menos mal as escolhas. Destaco também os votos de Ricardo Young, do PV, que ficou na frente de Romeu Tuma.

5- Fiquei contente ao ver que Agnaldo Timóteo, Mulheres-Frutas, ex-jogadores (Vampeta, Ademir da Guia, Dinei, Marcelinho), Batoré e outras invenções não conseguiram se eleger. E muitas outras trolhas também.

6- Porém, o povo não esclarecido politicamente deu uma aula de falta de inteligência, votando em peso no Tiririca. Votaram em forma de protesto. Porém, a maioria não sabia que existe um item nas eleições chamado coeficiente eleitoral. A soma de todos os votos válidos de um candidato e sua legenda, dividido pela quantidade de vagas a deputado formam esse coeficiente, que seria o mínimo de votos que um candidato precisa para se eleger. Ao ultrapassar esse valor mínimo, os votos restantes de um candidato vencedor ficam com os demais candidatos da coligação. Pois bem, certamente Tiririca carregou mais uma série de candidatos juntos com ele. Em sua coligação tinha gente "boa" como Valdemar Costa Neto e João Paulo Cunha. Uma pena que a população não entenda isso. Ou não queira entender. Certamente, boa parte dos que votaram em "protesto" em Tiririca são os mesmos que acham um saco sair para votar. Mas que pegam o telefone às terças-feiras à noitinha, a cada edição dos Big Brothers da vida, para votar nos eliminados da vez. Atualmente, com tanta informação disponível em jornais, revistas, internet, rádio e televisão, fica difícil compreender que uma pessoa alfabetizada tome atitudes como essa. Novamente, uma pena.

7- Trabalhei nas eleições e vou postar em breve minha experiência nesse primeiro turno. Foi uma excelente oportunidade para entender parte importante do processo eleitoral.